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Tendências do Marketing Digital para 2020

É através das novas tendências que empresas de marketing planejam e direcionam estratégias através de informações reais do comportamento dos consumidores.

É por isso, que todos os anos profissionais de marketing se reúnem em feiras e eventos de marketing para ficar antenados nas principais soluções do mercado.

Portanto, para que um profissional de marketing siga as tendências para o próximo ano, é necessário identificar qual se encaixa dentro do perfil de cada empresa.

Otimização para busca por voz

Se você ainda não sabe, a partir de 2020 as pesquisas por voz promete dominar os mecanismos de busca na internet.

Os navegadores dos smartphone ou tablets já estão preparados para essa nova maneira que as buscas estão sendo realizadas.

O Google, a gigante de busca na internet, já disponibiliza ações de como pesquisar usando a voz.

Por exemplo, para saber como fazer pinhão torrado, diga “ Ok Google, como torrar pinhão?

Em alguns dispositivos é possível dizer também “Ei Google, Marketing Digital em Pérola”.

É por isso também que um assistente de voz da Amazon o Alexa foi lançado no Brasil falando em português.

A Apple já usa um aplicativo de voz a Siri, um assistente inteligente que deixa tudo mais rápido em seus aparelhos.

Então, qual o grande lance para a busca de voz?

O grande lance é otimizar para busca de voz, essa é uma forma de fazer com que sua marca apareça, e assim conseguindo converter em vendas.

Além de ajudar na jornada e no processo de compra, os assistentes virtuais fazem recomendações baseado na experiência do usuário.

Eles conseguem indicar a farmácia da cidade, o cabeleireiro mais próximo ou até mesmo o hotel da cidade com qualificação positiva.

A comodidade em pegar o celular e conversar com ele, faz com que o usuário tenha uma facilidade em solucionar o seu problema ou também comprar um produto.

Buscar canais alternativos de comunicação

Há que tudo indica, o e-mail marketing não vai acabar, portanto percebe-se uma queda considerável no número de emails lidos diariamente por usuários.

Muitas empresas investem em e-mail marketing como estratégia de comunicação, e também para apresentar seus produtos e serviços.

Porém, segundo as previsões para e-mail marketing em 2020 é importante seguir 5 dicas:

Personalização

Segundo especialistas os conteúdos além de dinâmicos, devem ser personalizados para que obtenham uma melhor resposta.

As análises de dados serão integradas no modo tradicional e também através de machine learning, o que muda o cenário padrão com insights mais precisos.

Lembrando que o e-mail se encaixa na tendência para 2020, onde os consumidores esperam ver cada vez mais conteúdos de valor e que atendam às necessidades exclusivas.

E-mails interativos

Os emails no modo tradicional, são a porta de entrada para as páginas na internet, também podem ser conhecidas como páginas de destino.

Mas agora a interatividade é o diferencial para que mais recursos sejam adicionados aos e-mails.

É através de vídeos incorporados, imagens de sobreposição e muitos outros recursos interativos, que ajudam o e-mail continuar vivo.

Interfaces de voz

É fato que, nos últimos 10 anos as pessoas que visualizaram e-mails em computadores foi menor que nos anos anteriores.

Portanto, em aparelhos celulares esse número ainda se mantém em uma média considerável.

Em 2016 já se falava que os emails do futuro seriam abertos em dispositivos móveis.

Com a chegada dos assistentes de voz, ele terão um papel importante na leitura dos e-mails recebidos.

Regras mais rígidas

Já sabemos que a LGPD – Lei geral de proteção de dados já está em vigor em vários países, principalmente o Canadá e o Reino Unido.

Portanto, os chamados e-mails indesejados devem ser desconsiderados em campanhas de e-mail marketing.

Uma rede mais aberta

As redes sociais ganharam espaço em usar uma arquitetura aberta. Acredita-se, que um novo modelo pode mudar a maneira como os usuários leem seus emails.

Eu sinceramente acredito que concorrer com o Facebook e o WhatsApp, é uma tarefa difícil para as empresas que investem em plataformas de e-mail marketing tradicional.

É preciso investir muito em inovação e acessibilidade para ser o diferencial.

Chatbot em mensagens instantaneas

Afinal, o que é Chatbot?

Chatbot é um programa que simula um humano, através de conversações automatizadas os robôs conseguem conversar com as pessoas através da inteligência artificial.

O mais conhecido no Brasil é o ManyChat, é usado em conversas no mensageiro oficial do Facebook o Messenger.

Outras plataforma de chatbot que já é referência entre os grandes marqueteiros é a   MobileMonkey.

Se você é um profissional de marketing que procura vantagem competitiva e é apaixonado por tecnologia e automação de IA, você precisa estar atualizado as novas tendências.

 O WhatsApp queridinho de quem vende no varejo, continua sendo o App mais usado para mensagens instantâneas.

Portanto é importante ficar de olho Telegram, que vem conquistando espaço entre os apaixonados em testar novas tecnologias de mensageiros instantâneo.

Faça testes e procure saber qual o sistema de comunicação se encaixa melhor para se comunicar com seus clientes.

Tendência das Redes Sociais 

Segundo a reportagem da Forbes, 8 tendências do Instagram foram previstas para 2019.

Entre essas tendências está os filtros do instagram com realidade aumentada, o que além de trazer diversão para suas postagens, ajuda a promover a marca por meio de conteúdos interativos.

Em 2019 o Instagram mostrou através do IGTV que veio para competir com o Youtube.

Através de conteúdos gerados pelo usuário, a rede social ganhou espaço e lançou alguns recursos para os produtores de conteúdo.

Portanto, quando falamos de Instagram, Facebook e Whatsapp, estamos falando de Mark Zuckerberg.

A empresa de Zuckerberg gerencia as 3 redes sociais que estão em evidência no momento, e com isso 2020 promete uma competição com novas redes sociais.

O Google já mostrou que está disposta a entrar na briga e não quer ficar para trás.

O Shoelace, uma nova rede social que está em funcionamento pela gigante da internet ainda não está disponível no Brasil.

Porém, já é possível saber como funciona o Shoelace.

Um rede social que também está batendo recordes de downloads em todo o mundo é a TikTok.

Sensação entre o público jovem, a TikTok já figura entre os apps mais baixados. A rede surgiu na china e é baseado em compartilhamento de vídeos curtos.

Além disso, é possível fazer gravações engraçadas, dublagem de vídeos, memes e truques de edição.

Com público alvo entre 13 e 25 anos de idade, a publicidade online é diferente do Youtube.

Mas já existem jovens ganhando dinheiro na plataforma, por meio de lives os seguidores podem comprar suas “estrelas”.

Um like com valor que ainda gera dúvidas entre alguns usuários do aplicativo.

O branding em 2020

Ter como meta construir uma marca em 2020 continua sendo a prioridade no mercado do marketing.

Seja uma marca pessoal ou corporativa, isso vai direcionar um crescimento em um ritmo acelerado.

Através de ações planejadas e estabelecidas. O propósito é gerar valores da marca e com isso despertar o interesse além de criar conexões com o cliente.

Assim, no momento de decisão de compra, o branding é o diferencial da marca e também necessário para o posicionamento.

Lembre-se, que seus concorrentes estão crescendo rapidamente por causa da marca.

Um exemplo disso é a Ipotech, uma startup especialista em crédito com garantia imobiliária que surgiu em novembro de 2019 e promete triplicar o seu crescimento em 2020.

Então, está esperando o que para começar a investir?

O novo marketing é a personalização

O Marketing está ficando equilibrado, não existe a fórmula mágica na publicidade digital.

É preciso investir na personalização para converter mais clientes.

Portanto, para conhecer os padrões do comprador, o relacionamento com o cliente através de ferramentas de atendimento faz parte do jogo do marketing para 2020.

A experiência do usuário faz parte da soma de pontos para ganhar. Por isso, pense na jornada de cada comprador de maneira única.

Cada comprador tem um comportamento diferente, necessidades e desejos que mudam a cada cliente.

Entretanto, Focar na geração de demanda é uma estratégia que ajuda em um mercado cada vez mais competitivo.

Conclusão

O que você tem a dizer das previsões do marketing para 2020?

Por mais que você nunca ouviu falar nesses assuntos, preciso te dizer que esse é o futuro do marketing.

Isso é real, empresas já usam estratégias citadas no artigo, essa empresas já estão preparadas para embarcar em uma nova onda digital que se aproxima.

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